5 coisas que faz você perder clientes

5 coisas que faz você perder clientes

Algumas situações ou comportamentos podem impactar diretamente no processo de venda e algumas delas são tão simples e que grande parte das pessoas fazem.

Ser um vendedor de sucesso, significa ficar fora da média, até porque a palavra ‘medíocre’ é derivada de mediana ou mediano e você não é um profissional que está na média e sim caminhando rumo ao topo.

  • Tempo de Espera
  • Agressividade
  • Falta de interesse no cliente
  • Insegurança
  • Falta de iniciativa

Tudo é Vendas

Foco no cliente: A principal ferramenta do sucesso

Desde você flertar num bar ou numa balada, até conquistar uma promoção no trabalho ou oferecer um serviço ou produto em troca de um recebimento em valor, é uma venda.

O que muitas pessoas tem medo, é quando esse processo é para vender a autoimagem, mas isso falaremos num outro momento, o foco agora é nosso cliente potencial.

Grande parte das vezes, temos a oportunidade de fechar um negócio, o problema é como interpretamos estas condições e realizamos coisas tão simples muitas vezes que fazem qualquer pessoa desistir de comprar.

Basta pensarmos em como seria se nós estivessemos no lugar do cliente? O que chamamos de empatia, nada mais é do que um termômetro para mensurar se o que estamos fazendo está de acordo com as expectativas se fossemos o cliente.

  1. Tempo de Espera

Elencando a lista das principais coisas que repelem clientes, está o tempo de espera.

Quanto custa o seu tempo?

E o do seu cliente?

Acha que o tempo dele vale menos que o seu?

Quantas vezes somos obrigados a esperar mesmo quando agendamos um horário?

Seja num salão ou numa barbearia, o fato é que não importa, você se sente desrespeitado!

Todavia, porque em alguns casos, achamos que este é o melhor jeito de convencer um cliente à algo?

Já parou para pensar no valor que tem o tempo?

Se ainda acha que deixar o cliente esperando é para demonstrar que é uma pessoa ocupada, deixa eu te contar uma coisa, nada é mais persuasivo do que pontualidade!

Claro que há quem diga que “as pessoas gostam daquilo que não tem” e estar sempre disponível pode ser um erro, mas vamos lá, se seu cliente foi até você, o tempo de espera pode ser suficiente para ele desistir ou ser abordado por outra pessoa.

Outro ponto de vista que deve ser levado em conta é que se seu cliente não respeita você e manda mensagens de noite ou nos seus dias de folga mesmo ele sabendo disso, demita-o.

  1. Agressividade

Muito se espera de um vendedor, principalmente da sua habilidade em fechar negócios, porém agressividade já não é algo muito positivo para quem trabalha oferecendo soluções, como o vendedor.

A agressividade tem um efeito dominante no cliente e pode apresentar sinais de ameaças.

Como nosso comportamento é norteado pelo extinto de sobrevivência, qualquer ação que nos ameace, é suficiente para querermos distância.

“Ah, mas Sophia, eu sou agressivo e fecho muito contratos!”

Sim, pode ser que feche, mas já tentou fazer diferente e ver o resultado que isso gera?

Se ainda não o fez, recomendo que faça e tire você mesmo as suas conclusões.

Afinal, ninguém gosta de chegar numa loja de calçados, por exemplo, e já ser abordado por alguém que pergunta o número do sapato sem antes entender quais as reais necessidades do cliente.

  1. Falta de interesse no cliente

Um dos erros mais banais é a tal da falta de interesse nas reais necessidades do cliente.

Quer um exemplo claro? Ligue para o serviço de cartão de crédito do seu banco com alguma relação de cobrança indevida e veja o tratamento.

Muitas vezes não percebemos, mas estamos tão preocupados com o fechamento, que esquecemos do principal, o nosso foco no cliente.

Quando direcionamos a nossa atenção e buscamos entender as reais necessidades dos nossos clientes, o processo de decisão de compra acontece de forma 100% natural, porque o cliente percebe a sua vontade em resolver um problema dele.

Por isso vai um conselho de milhões: Direcione a sua atenção em resolver problemas e o retorno será uma consequência do seu bom trabalho.

  1. Insegurança

O pior comportamento que alguém pode ter na hora de fechar um negócio é a insegurança, isso porque as vibrações negativas da insegurança funcionam como ondas de rádio que são percebidas pelo seu cliente rapidamente, por mais que você tente disfarçar.

Pense que o cliente está te procurando com a certeza de que está fazendo um bom negócio e que essa compra resolverá alguma dor, medo, problema ou necessidade e demonstrar apreensão na hora de fechar, só explicita que nem você garante o que está vendendo e isso é mega prejudicial.

  1. Falta de Iniciativa

Você sabe conduzir um fechamento?

Ao longo dos anos pude ver inúmeros ótimos vendedores, mas que no momento do fechamento acabam pedindo suporte da gerência, de um colega ou do supervisor.

Além de demonstrar que está inseguro com a proposta, isso demonstra que não consegue trabalhar as objeções que podem surgir durante o processo de fechamento.

Outro grande desafio é saber qual o momento certo para avançar na relação comercial e é natural que no começo você se sinta desconfortável.

Imagine que o cliente fez todas as perguntas, não tem objeções, concordou com o preço e só falta você chamá-lo para sua mesa e assinar o pedido.

Para se sentir mais confortável, relembre o que você está entregando e as condições e explique os próximos passos, seja pedir cópia dos documentos ou assinar o interesse de compra.

Se ainda assim o cliente estiver desconfortável, tire o foco da venda e ofereça um café, talvez haja alguma dúvida escondida que ele precisa para decidir e esse é o melhor momento para isso.

Cliente sem dúvidas, é só finalizar o pedido de forma tranquila e natural.

Para finalizar, pense em formas que você gostaria de ser encantado no momento em que for ser atendido por um vendedor e tente replicar isso para seu cliente, afinal a empatia, como já escrevi lá em cima, é o melhor termômetro.

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