A música para alta performance: Quais os efeitos dessa poderosa ferramenta nos negócios?

A música para alta performance: Quais os efeitos dessa poderosa ferramenta nos negócios?

Aprenda a tirar melhor proveito das suas trilhas sonoras

No mundo das artes marciais e do boxe, toda vez que o lutador entra para combater, é notável um momento único precedido por uma trilha sonora, mas você já parou para se perguntar por que eles escolhem a música? Seria apenas uma questão de gosto pessoal? 

A verdade é que a música desempenha um papel crucial na preparação mental dos lutadores, impulsionando sua energia e ajudando-os a alcançar a alta performance e no mercado corporativo, isso não é diferente.

Podcasts, rádio, música ambiente, tudo faz parte de um processo de conexão neuronal, estimulando áreas do cérebro a trabalharem melhor e de maneira mais assertiva na tomada de decisão. 

Um dos primeiros sentidos que desenvolvemos ao nascer é a audição, não apenas para ouvir o som externo, mas também para nos equilibrar.

Tamanha é sua importância, que decidi abordar algumas das principais evidencias científicas para utilizar a música no alcance da alta performance.

A motivação por trás da música

Quando fazemos a comparação com lutadores, a música estimula o cérebro à se preparar para a batalha. Nos períodos medievais, a música também estava presente nas batalhas e também na terapia, conhecida como musicoterapia.

Neurocientistas afirmas que a música tem o poder de evocar emoções, lembranças e sentimentos de determinação, coragem e confiança. Cada pessoa tem seu próprio gosto musical e sua preferência, mas há sempre uma em especial que ressoa com sua personalidade.

Na fisiologia, estudos recentes da universidade de Chicago, demonstram que a música tem influência direta no aumento dos níveis de adrenalina, diminuição da ansiedade e melhora significativa no foco e na concentração. 

Efeitos neurológicos

studos têm mostrado que a música pode ativar áreas específicas do cérebro relacionadas à motivação, memória, atenção e controle motor, utilizada muitas vezes para pessoas com déficit de atenção como uma sistema de ancoragem e nos tratamentos de TDAH. 

A coordenação motora também está diretamente relacionada a música, à exemplo de bailarinos e dançarinos que movem-se de maneira graciosa ou muitas vezes imprevisível, pelo som de cada batida ou nota musical.

Além disso, a música pode influenciar a percepção do tempo, onde músicas mais calmas, prolongam a estadia em certos restaurantes, por exemplo, criando uma harmonia que tranquiliza o cérebro, por outro lado, podem gerar fluxo rápido em determinados estabelecimentos, dando dinamismo e volume.

Desta forma, a música está em tudo que vemos e ouvimos, basta querer ouví-la.

Um filme que super recomento é “August Rush” (2007) que trás de forma cinematográfica, o poderoso efeito da música.

Pensando na possibilidade das pessoas buscarem informações ou músicas que podem influenciar a alta performance, criei uma lista de músicas no Spotify, que você pode ouvir antes de uma reunião importante, para relaxar ou se preparar para conquistar todos os seus objetivos.

Clique no link acima e depois me conte o que achou da trilha, combinado?

Está gostando deste conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts do blog

Quer sair na frente?

Então cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos com estes.