O câncer de próstata é uma doença silenciosa que devasta lares e o preconceito é o maior vilão.
O mês de novembro é conhecido mundialmente pelas campanhas em prol da conscientização do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, uma doença silenciosa e que é a segunda maior causadora de mortes em homens.
A história do Novembro Azul se iniciou em meados de 2003, na Austrália. No início tinha outro nome: Movember.
Na ocasião, a campanha incentivava os homens a deixarem os bigodes no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, para demonstrar apoio à causa. Daí o nome Movember, uma mistura de “Moustache” (bigode) e “November” (novembro).
A ideia deu certo. O movimento foi muito bem aceito e ganhou representatividade e notoriedade, se espalhando pelo mundo como um movimento de conscientização da importância da prevenção e do cuidado, seguindo os moldes da campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
No Brasil, o Novembro Azul começou em 2008, mobilizando instituições de todas as classes no combate ao preconceito ao exame do toque e também com grupos de apoio para homens com a doença.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que todo ano surjam 65 mil novos casos, o que torna essa doença o segundo câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A grande quantidade de mitos e preconceitos que ainda cercam o diagnóstico do câncer de próstata no Brasil, impede que a doença seja descoberta nos estágios iniciais, o que dificulta o tratamento, pois quando os sinais começam a aparecer, a doneça já se espalhou ou está em estágios avançados.
É possível prevenir o câncer de próstata?
Sim, existem fatores que ajudam na prevenção, não somente ao câncer de próstata, como também a sua saúde em geral.
Mantenha isso na sua rotina e te auxiliará a uma qualidade de vida muito melhor.
- Alimentação saudável: dieta rica em alimentos como frutas, verduras, legumes e proteína animal com pouca gordura. Eles são a fonte de todas as proteínas, vitaminas e energia que nosso corpo precisa, o que consequentemente ajudam a prevenir diversas doenças.
- Manter o peso corporal e prática de atividades físicas: a alimentação aliada à atividade física é necessária para que você tenha um estilo de vida mais saudável. O ideal é fazer no mínimo 30 min de exercícios por dia, com isso você mantém o peso corporal além de ajudar a perder uns quilinhos de forma correta.
- Não fumar e evitar ingerir bebida alcoólica: cigarro e álcool nós já estamos cansados de saber que faz muito mal à nossa saúde. Evite consumi-los, já que não trás benefício algum para o nosso organismo.
Cultive esses hábitos saudáveis, essa é a melhor prevenção.